Notícias & Artigos

Home Notícias & Artigos Março Lilás: a importância da prevenção do câncer de colo de útero

Março Lilás: a importância da prevenção do câncer de colo de útero

Março é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a quarta maior causa de morte de mulheres no país. Também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus HPV, o Papilomavírus Humano.
Durante todo o Março Lilás diversas campanhas são desenvolvidas para conscientizar a população feminina sobre os riscos da doença, sintomas e modos de prevenção. Algumas recomendações para as mulheres são: manter uma rotina de autocuidado que incluem consultas com ginecologista e a realização de exames preventivos para detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero bem como o uso do preservativo nas relações sexuais.
Além da infecção por esse vírus, que ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, outros fatores podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer, como outras DSTs, tabagismo e várias gestações. Em alguns casos de infecções persistentes, a paciente pode sofrer alterações celulares, denominadas lesões precursoras, que podem evoluir para o câncer do colo do útero.
Outros fatores relacionados ao aumento do risco de desenvolvimento desse tumor são: início precoce da vida sexual, histórico familiar de tumores, tabagismo e baixa imunidade. A evolução da doença, na maioria das vezes, ocorre de forma lenta, passando por fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são elevadas.
Como parte das ações de cuidado, a vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que na teoria ainda não iniciaram sua vida sexual, também é um recurso para prevenção. Estudos científicos demonstraram que a imunização é segura e eficaz e quanto mais cedo for realizada, menor a chance de aparecimento de tumores.

Notícias & Artigos relacionados

Março Lilás: a importância da prevenção do câncer de colo de útero

Pellentesque habitantsd morbi dasa tristique senec tus et netus et males uada fames.

Vacinação e sua importância

Pellentesque habitantsd morbi dasa tristique senec tus et netus et males uada fames.

Conheça o atendimento psicológico domiciliar

Pellentesque habitantsd morbi dasa tristique senec tus et netus et males uada fames.

Unimed
Geap Saúde
Pasa
Amil
CASSI
SulAmérica Saúde
Bradesco Saúde
Golden Cross
UNIHOSP