A assistência domiciliar, também conhecida como home care, é uma modalidade de assistência médica que visa atender o paciente fora do ambiente hospitalar, ou seja, no conforto e segurança de seu lar.
É formado por profissionais de diversas especialidades como, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, realizando o que é necessário para o atendimento do paciente, seja um exame, consulta, administração de medicamentos, realização de um curativo ou terapia.
O tipo de público desse atendimento é, na grande maioria, idosa, porém pessoas de qualquer idade que precisam de uma supervisão médica, que não tem condições de se locomoverem até o hospital ou que precisam terminar um tratamento podem usufruir desse serviço.
O home care já é uma realidade no mundo afora, e na nossa capital, e tem se intensificado ainda mais devido à pandemia. Só neste ano, o número de pacientes assistidos em casa aumentou 35% diante da carga que os hospitais estavam recebendo devido ao coronavírus. Outra realidade é o medo que muitas pessoas têm enfrentado pela nova variação e acabam desistindo de ir para o hospital, mas optado por se cuidar em casa.
Também têm aumentado os casos de pessoas que apesar da infecção por covid, apresentaram um quadro estável, e também aquelas que tiveram covid, mas que precisaram continuar o tratamento devido às sequelas da doença, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, mesmo após terem se recuperado da infecção inicial. Entre as complicações estão dificuldade em respirar, atrofia muscular e até mesmo crises de ansiedade.
O home care serve como solução para amenizar o sistema hospitalar e também uma alternativa de prestar um atendimento mais humanizado, personalizado e confortável. A família do paciente se envolve, acompanha, para dar continuidade aos cuidados médicos colaborando para a sua rápida recuperação.